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Entenda o papel e atribuições do zelador em condomínios residenciais

12/07/18

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postado por Marketing Kiper

Entenda o papel e atribuições do zelador em condomínios residenciais

Sem tempo para ler agora? Então, clique no play para ouvir esse conteúdo!

O zelador tem papel fundamental na administração de um condomínio. Ao equiparar a gestão de condomínios residenciais à de uma pequena empresa, esse profissional representa o gerente condominial. A função principal de um zelador é promover a gestão dos funcionários para garantir o cumprimento dos afazeres de rotina, necessários para a conservação do empreendimento. Esta e outras atribuições do profissional vamos abordar neste post. Continue a leitura para entender o importante papel do zelador e de que forma ele contribui com o trabalho do síndico.

Por ser considerado o braço direito do síndico, deve repassar todas as informações e comunicá-lo sobre os problemas que ocorrem no edifício. São inúmeras as atribuições de responsabilidade do zelador em condomínios residenciais. O profissional admitido para exercer essa função deve se preocupar em manter a manutenção preventiva do condomínio em dia para evitar obras emergenciais que podem onerar significativamente as despesas do condomínio.

Além disso, ele é responsável por supervisionar a atuação de prestadores de serviços e funcionários para manter o bom funcionamento do condomínio. Pelo fato de conhecer as normas do regimento interno de forma aprofundada deve garantir o cumprimento das regras, a fim de assegurar ordem e o bem-estar dos moradores.

Também está entre as atribuições do zelador o recebimento das correspondências. Mais especificamente sobre essa questão, muitas vezes, o zelador fica responsável por essa atividade já que, tem sido muito comum por contenção de custos ou para reforçar a segurança do condomínio, optar por um sistema  ou dispositivo para controle de acesso ao prédio no lugar dos porteiros.

Atribuições do zelador de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupação

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) descreve quais são as atribuições do zelador em condomínios residenciais. Confira quais são elas:

Manutenção predial

• Inspecionar corredores, pátios, áreas comuns do prédio;

• Assegurar a limpeza, reparos, condições de funcionamento de elevadores, parte elétrica, hidráulica e de outros equipamentos;

• Fazer manutenção e reparos simples nos equipamentos, desde que seja de pequena monta e tenha conhecimento básico;

• Cuidar da higiene das dependências e instalações, supervisionando a limpeza;

• Executar serviços de manutenção geral, como troca de lâmpadas fusíveis.

Gestão de pessoas e cumprimento das normas

• Zelar pelo cumprimento do regulamento interno e pelo uso devido das instalações;

• Comunicar ao síndico/administradora todas as irregularidades surgidas;

• Encarregar-se da recepção, conferência, controle e distribuição de correspondências;

• Realizar o controle dos horários de entrada e saída dos funcionários;

• Distribuir as tarefas diárias de faxina e limpeza do condomínio;

• Fiscalizar a atuação dos funcionários e prestadores de serviços;

• Manter uma comunicação clara e respeitosa com funcionários e condôminos;

• Ajudar o síndico a elaborar a escala de folgas e férias dos outros profissionais do condomínio;

• Zelar pelo sossego e pela observância da disciplina, interceder quando tiver barulho fora do horário permitido, relatar ao síndico as ocorrências, distribuir, coordenar e fiscalizar tarefas entre os empregados;

• Atender e orientar os moradores e visitantes em assuntos pertinentes ao condomínio.

Supervisão de reformas e obras de manutenção predial

• Realizar pequenos reparos e requisitar profissionais habilitados para serviços técnicos. O zelador não pode executar tarefas de manutenção ou execução de serviços que exijam conhecimento técnico e coloquem em risco sua segurança pessoal;

• Supervisionar a manutenção de máquinas, motores, bomba d’água e dos demais equipamentos e instalações do condomínio;

• Acompanhar a visita de técnicos das concessionárias de água, luz e telefonia;

• Auxiliar nos serviços de emergência;

Quer aprofundar seu conhecimento em gestão de condomínio? Continue acompanhando o Blog da Kiper!


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