Blog

Práticas adotadas em condomínios inteligentes

Práticas adotadas em condomínios inteligentes

6.09.18

|

postado por MARKETING KIPER

|

TECNOLOGIA

Diante das inovações tecnológicas que estão surgindo, os projetos imobiliários ganham cada vez mais características futurísticas semelhantes ao que se costumava ver no seriado animado “Os Jetsons”. Conhecidos como condomínios inteligentes, esses empreendimentos costumam alinhar a tecnologia na rotina para proporcionar maior praticidade, segurança e economia aos moradores.

A incorporação de soluções inteligentes, a exemplo da portaria remota, já é uma realidade em muitos condomínios no Brasil e no mundo. Empresas de tecnologia com visão de futuro têm investido na automação residencial para o controle e gestão dos acessos à distância. As inovações propostas por esse tipo de tecnologia visam otimizar a gestão condominial como um todo.

O conceito de condomínios inteligentes tem sido adotado por promover um melhor aproveitamento dos recursos naturais, economia de custos condominiais, além de conferir conforto e praticidade ao cotidiano tanto de gestores como também dos moradores. Uma pesquisa recente do BNDES estima que conexões inteligentes tecnológicas vão injetar no Brasil 200 bilhões de dólares por ano até 2025. O dado revela a força desse mercado que está em plena expansão e a perspectiva é que continue crescendo nos próximos anos.

O investimento em inovações para condomínios residenciais tem se tornado cada vez mais necessário, já que segundo uma pesquisa divulgada recentemente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) os brasileiros passaram a priorizar essa questão na hora de adquirir um imóvel.

Para se adaptar às atuais exigências dos consumidores e se manter competitivo no mercado, cada vez mais administradoras de condomínio estão buscando investir em soluções tecnológicas inovadoras.

Conheça as práticas e soluções adotadas em um condomínio inteligente

As inovações propostas pelas empresas de tecnologia para o setor imobiliário têm conferido ainda mais eficiência para uma gestão estratégica e facilitada do condomínio. Por esse motivo, investir na adoção de sistemas de gestão para otimizar os processos têm sido cada vez mais comum entre administradoras de condomínio.

Além do grande potencial de escalabilidade que os novos recursos tecnológicas possibilitam às administradoras de condomínios, o investimento também ajuda a automatizar a rotina dos prédios residenciais, racionalizando recursos e garantindo um serviço de excelência aos moradores.

Confira a seguir algumas das práticas e soluções inovadoras que podem ser integradas à rotina para estimular o conceito de condomínios inteligentes nos empreendimentos gerenciados pela sua administradora de condomínio.

Automação da gestão condominial

São inúmeras as tarefas de rotina que síndicos e administradoras precisam realizar para promover uma gestão condominial eficaz e econômica. Com a adoção de uma solução tecnológica completa de acesso a condomínios, é possível automatizar algumas das principais atividades que hoje exigem o acompanhamento dos gestores: como gestão do quadro de funcionários, controle rígido para o cumprimento das normas condominiais, monitoramento constante das áreas comuns do prédio.

Ao otimizar a operação do condomínio como um todo com o uso de sistemas eletrônicos de segurança, o síndico ou administradora tem mais tempo para se dedicar às demandas prioritárias para o bom funcionamento do condomínio, reduzindo custos com folha de pagamento dos funcionários e desperdícios de recursos sem que para isso tenha que abrir mão da segurança.

Aplicativo com QR Code para acesso ao condomínio

Com essa tecnologia os condôminos podem acessar o prédio utilizando um QR Code do aplicativo exclusivo da Kiper. A solução permite a passagem de moradores, funcionários e visitantes de forma fácil, rápida e segura. Além do QR Code, também estão disponíveis a tag e o controle de garagem anticlonagem. Outra vantagem dessa solução é que o aplicativo com QR Code da Kiper possui a função de pânico para que moradores acionem a empresa de segurança em caso de emergência.

A ideia é que moradores utilizem soluções mais precisas e seguras para entrar e sair do condomínio, como o aplicativo QR Code que gera um código de acesso personalizado que possui 17 bilhões de combinações diferentes para conferir maior segurança. A tecnologia também permite saber quem entra e sai da residência do morador por meio do envio de notificações em tempo real, enviar convites personalizados para visitantes, criar grupos de convidados para festas e perfis para hóspedes e prestadores de serviço tudo isso em poucos cliques no celular.

Para quem chega sem o QR Code, o atendimento é feito por um operador que recebe todos os tipos de atividades técnicas do condomínio em sua base de monitoramento remota, além de ter acesso às imagens, áudio e dados para conferência de todos os fluxos de entrada e saída do condomínio.

Confira como funciona essa solução tecnológica para condomínios da Kiper:

Armários inteligentes para recebimento de encomendas

Ao integrar armários inteligentes no condomínio, os moradores não precisam mais depender do zelador para poder retirar suas encomendas quando não estiverem em casa. Com o uso de um sistema inteligente de recebimento, o funcionário pode armazenar a mercadoria em um locker que possui fechadura eletrônica. Esse armário inteligente tem espaços de tamanho pequeno, médio e grande, feitos sob demanda para atender as necessidades do condomínio. Quando a mercadoria é armazenada, o morador é notificado pelo aplicativo de acesso ao condomínio e o locker é aberto com o mesmo QR Code que o morador usa para entrar e sair do condomínio.

Iniciativas sustentáveis

Os condomínios inteligentes também investem em alternativas sustentáveis para evitar desperdícios e promover uma gestão eficaz e otimizada dos recursos financeiros e naturais disponíveis.

O aproveitamento de recursos naturais, como reuso da água da chuva para limpeza das áreas comuns do prédio é apenas uma das iniciativas que proporcionam redução nos custos condominiais adotadas por condomínios inteligentes. A contratação de um sistema de portaria remota é outra alternativa que tem sido incorporada nesse tipo de empreendimento para reduzir custos operacionais sem negligenciar o funcionamento do prédio. A principal vantagem desta iniciativa é a diminuição dos gastos com serviços de portaria que refletem em uma economia de até 50% nas taxas condominiais.

A instalação de sensores automáticos de iluminação nas áreas comuns também é outra iniciativa sustentável que pode ser adotada para diminuir os custos condominiais. Dessa maneira, as lâmpadas só acendem quando algum morador está presente no local, o que evita o desperdício de energia elétrica. Muitas construções já possuem sistemas fotovoltaicos para captação da energia solar e utilização dela nas áreas comuns, o que reduz custos e favorece o meio ambiente. Para complementar, também é possível utilizar elevadores ecoeficientes, modelos que geram energia enquanto o equipamento se movimenta. O Módulo de Automação disponíveis nas soluções tecnológicas da Kiper ajuda a evitar desperdícios no condomínio pois incentiva a adoção de iniciativas sustentáveis.

Investimento em aparato tecnológico de última geração

Além de garantir o monitoramento das áreas comuns dos prédio, o investimento em uma infraestrutura completa de equipamentos de segurança de última geração  — que vai desde softwares até equipamentos no condomínio, como motores dos portões de acesso, câmeras e interfones totalmente integrados e automatizados — reforça a segurança também nas áreas comuns e arredores do empreendimento.

Em condomínios inteligentes, esses aparatos tecnológicos estão integrados ao sistema eletrônico de segurança do condomínio, assim tanto gestores como moradores conseguem acompanhar o fluxo de entrada e saída de  moradores, visitantes, funcionários, prestadores de serviço e veículos por meio de notificações em tempo real. Fator que garante maior segurança nas áreas que são de uso coletivo.

Como detalhamos neste material, são inúmeras as oportunidades que estão surgindo no mercado para melhorar o trabalho de administradoras de condomínios, síndicos e empresas de segurança por meio do uso de tecnologias inovadoras. Sua administradora está preparada para fazer parte dessa transformação digital?

Gostou de conhecer as inovações tecnológicas para gestão condominial? Conheça a Kiper e as soluções que a empresa oferece para facilitar o dia a dia de gestores e agregar mais segurança aos condomínios.

 

  • COMPARTILHAR

  • |
  • |