Blog

Contabilidade de condomínios residenciais: como fazer de forma eficaz

Contabilidade de condomínios residenciais: como fazer de forma eficaz

24.10.18

|

postado por MARKETING KIPER

|

TECNOLOGIA

Para assegurar que a contabilidade de condomínios residenciais seja realizada de forma eficaz e econômica, muitos empreendimentos passaram a investir na contratação de empresas terceirizadas. Porém, a terceirização dos serviços contábeis — seja pela contratação de uma administradora de condomínio ou por meio do uso de um sistema de gestão condominial — não isenta a responsabilidade do síndico em realizar a prestação de contas do condomínio aos moradores, conforme previsto no Código Civil.

Devido à complexidade e alta demanda de atividades, a gestão condominial pode ser equiparada a de uma empresa. Por esse motivo, contar com um fornecedor referenciado para realizar a contabilidade de condomínios residenciais tem sido a alternativa encontrada por gestores que buscam promover a otimização dos custos.

A profissionalização da gestão permite ao gestor realizar um controle financeiro para condomínio efetivo. Além disso, a administração condominial passa a ser muito mais transparente, podendo inclusive servir de referência para a previsão orçamentária do exercício seguinte. Anualmente, o síndico deve convocar a Assembleia Geral Ordinária para elaboração do orçamento da receita condominial, assim como apresentar a previsão orçamentária das despesas previstas.

Nessa ocasião, é importante que o responsável pela gestão condominial apresente ao moradores um levantamento das principais receitas e despesas, bem como custos fixos para manutenção do condomínio. Para obter informações mais precisas da movimentação financeira do empreendimento, é necessário realizar contabilidade do condomínio de forma eficaz e profissionalizada.

Como realizar a contabilidade de condomínios residenciais de maneira eficaz

Os altos custos na taxa condominial podem acarretar em inadimplências, gerar insatisfação dos moradores e, até mesmo, causar conflitos entre condôminos. Para evitar situações como essas, é imprescindível realizar a contabilidade de condomínios residenciais de forma eficaz. Confira a seguir, as principais medidas adotadas por gestores para promover a contabilidade de condomínios residenciais de maneira eficaz.

Proponha a terceirização dos serviços contábeis

Muitas vezes, por conta da rotina atribulada do síndico, torna-se inviável promover a gestão financeira do condomínio com eficácia. Por isso, para realizar a contabilidade de condomínios residenciais, muitos empreendimentos preferem investir na terceirização dos serviços contábeis e acabam optando pela contratação de uma administradora de condomínio. A iniciativa garante um controle financeiro mais efetivo, já que toda a movimentação financeira e operações do condomínio passam a ser realizadas por um empresa especializada.

Invista em soluções inovadoras para redução de custos

A necessidade de redução dos custos condominiais e reforço na segurança tem incentivado síndicos e administradoras a buscarem no mercado por soluções inovadoras que proporcionam uma gestão de custos eficiente, ao mesmo tempo que promovem o aumento da sensação de segurança.

Uma novidade tecnológica que se tornou tendência no mercado de condomínios no Brasil é a portaria remota. Esse tipo de solução auxilia gestores a promoverem uma gestão condominial mais econômica e automatizada. Isso porque, além de proporcionar a redução de custos com folha de pagamento dos funcionários, a tecnologia reforça a segurança e automatiza a gestão do prédio.

Acompanhe regularmente a situação financeira do condomínio

Ao acompanhar regularmente a contabilidade do condomínio é possível obter informações relevantes sobre a saúde financeira do empreendimento. Nessa avaliação, caso seja constatado um alto índice de inadimplência, por exemplo, o responsável pela gestão condominial pode adotar medidas para reduzir esse índice e obter mais recursos para o empreendimento.

Outro benefício proporcionado pelo acompanhamento constante da situação financeira do condomínio, é conseguir buscar alternativas para diminuição dos custos. Por meio de relatórios e demonstrativos financeiros, o gestor consegue obter os subsídios necessários para basear sua decisões e torná-las muito mais assertivas.

Conheça as soluções tecnológicas para condomínios que a Kiper oferece e saiba como podem auxiliar os gestores à realizarem a contabilidade de condomínios de forma eficaz.

  • COMPARTILHAR

  • |
  • |