Blog

Como fazer controle financeiro para condomínio de forma eficaz

Como fazer controle financeiro para condomínio de forma eficaz

26.06.18

|

postado por MARKETING KIPER

|

TECNOLOGIA

Por conta do alto nível de complexidade, a administração condominial pode ser equiparada à gestão de uma empresa. Atividade que exige planejamento e organização para efetuar um controle financeiro para condomínio eficaz. Afinal, são diversos pagamentos e recebimentos que o síndico ou administradora deve se atentar para garantir o pleno funcionamento do empreendimento.

Com o crescimento do Índice dos Custos Condominiais (ICON), gerenciar as finanças de forma profissionalizada se torna ainda mais necessário. De acordo com levantamento realizado pelo Secovi-SP, a variação do ICON foi de 0,11% em abril. No acumulado dos 12 meses, a alta foi de 3,5%, percentual acima do IGP-M.

A preocupação em realizar o controle financeiro eficiente, tem levado cada vez mais condomínios a optarem pela profissionalização da gestão — seja por meio da contratação de um síndico especializado ou administradora que auxilia o gestor nas suas principais atividades — ou, ainda, pela adoção de um sistema para modernizar a portaria.

A combinação desses dois fatores contribui para que a gestão do condomínio seja mais transparente e equilibrada. Uma vez que, com o apoio de profissionais especializados e da tecnologia, é possível automatizar a administração e buscar alternativas para manter o controle financeiro.

Medidas essenciais para realizar o controle financeiro para condomínio de forma eficaz e otimizar a gestão condominial

Organize as finanças do condomínio

A rotina do síndico pode ser bastante atribulada, principalmente se a gestão do condomínio não for realizada corretamente. Por esse motivo, o primeiro passo para realizar uma gestão  de condomínio eficiente é organizar as contas para alcançar um equilíbrio financeiro. O responsável pela administração condominial deve realizar um levantamento de todos os gastos, pagamentos, receitas e investimentos do condomínio. Essa iniciativa fundamental para organizar o fluxo de caixa e evitar gastos não planejados.

Diminua os custos do condomínio

A contratação de um sistema de portaria remota é uma alternativa viável para os condomínios que querem cortar custos sem negligenciar o funcionamento e a manutenção do empreendimento. A principal vantagem desta iniciativa é a diminuição dos gastos com serviços de portaria que refletem em uma economia de até 50% nas taxas condominiais.

Valor que pode ser revertido em melhorias para valorização do imóvel e adoção de medidas sustentáveis que contribuem para a economia de recursos naturais e financeiros, como por exemplo: investir na colocação de placas de captação de energia solar ou em um sistema para reuso de água.

Reduza o índice de inadimplência

Lidar com a inadimplência é uma das principais dificuldades dos síndicos, conforme apontou a pesquisa realizada pela Kiper com gestores de todo o Brasil. Em tempos de orçamentos apertados, agilidade e eficiência na cobrança são fundamentais para garantir que o pagamento seja efetuado pelos condôminos inadimplentes.

A diminuição dos gastos condominiais também ajuda a reduzir o índice de inadimplência. Basta algumas medidas simples para que o gestor consiga promover uma boa economia nas taxas de condomínio e realizar uma melhor gestão dos custos, como por exemplo: fazer revisões em folhas de pagamentos, horas extras e promover medidas educativas para gerar maior economia de energia.

Efetue o controle dos gastos

Uma dica simples para fazer o controle financeiro para condomínio é nunca gastar mais do que se arrecada. Para conseguir controlar os gastos do condomínio é importante registrar toda a movimentação financeira e operações realizadas. Dessa forma, o síndico pode reunir e disponibilizar aos condôminos informações sobre os principais gastos através de relatórios e demonstrativos financeiros para auxiliar nas tomadas de decisão em reuniões e assembleias.

Conheça mais sobre a Kiper e saiba como a solução da empresa pode ajudar a promover uma gestão de condomínio eficiente.

  • COMPARTILHAR

  • |
  • |