Blog

Saiba como economizar na folha de pagamento de condomínio

Saiba como economizar na folha de pagamento de condomínio

11.10.18

|

postado por MARKETING KIPER

|

TECNOLOGIA

Promover uma gestão condominial mais eficiente do ponto de vista financeiro é essencial para conseguir economizar na folha de pagamento de condomínio. Há inúmeros serviços que demandam altos custos e impactam diretamente nas taxas condominiais, gerando a insatisfação dos moradores e, até mesmo, a inadimplência. Fatores que evidenciam a necessidade da redução dos custos na gestão de condomínios.

Os custos com pessoal para a prestação do serviço de portaria em seu formato tradicional pode representar até 70% dos gastos de um condomínio. Isso porque, para conseguir manter a portaria em funcionamento de forma ininterrupta é preciso investir na contratação de no mínimo quatro profissionais que se revezam em turnos. Além dos salários, os impostos e os encargos trabalhistas de cada prestador de serviço que também devem estar contemplados na folha de pagamento de condomínio.

Para economizar na folha de pagamento de condomínio, é preciso fazer um controle financeiro eficaz, que consiste em avaliar as questões que mais impactam nas taxas condominiais para buscar alternativas mais econômicas. Ao constatar os custos envolvidos para manter o quadro de funcionários, muitos condomínios estão buscando a terceirização dos serviços de portaria para garantir a redução significativa nas finanças.

A portaria remota é um exemplo de solução inovadora para redução de custos, principalmente com relação à folha de pagamento do condomínio. Esse tipo de tecnologia tem sido cada vez mais utilizada em empreendimentos residenciais pelo fato dela aliar a economia ao aumento da segurança.

Mas, sem dúvida, a principal vantagem desta iniciativa é a diminuição dos gastos com serviços de portaria. A Alpha7 Segurança Eletrônica, que atua no interior paulista, é uma das empresas que investiram nesse tipo de inovação. O sócio-proprietário da empresa, Wagner Roberto Gonçalves, revela que conseguiu reduzir em até 80% o custo com os vigilantes, uma economia importante para o caixa da empresa.

Medidas que devem ser adotadas para economizar na folha de pagamento de condomínio

A contratação de um sistema de portaria remota é apenas uma das ações que devem ser adotadas pelo síndico para economizar na folha de pagamento de condomínio. Há ainda, outras iniciativas que podem ajudar na redução de custos. A seguir, listamos quais medidas são indispensáveis para auxiliar o síndico no controle dos gastos.

Modernizar a portaria do condomínio

Optar pela modernização dos serviços de portaria tem sido a alternativa encontrada pelos condomínios para reduzir os custos gerados com salários e encargos trabalhistas. A contratação desse tipo de solução, permite que o controle de acesso ao condomínio seja realizado à distância por profissionais alocados em uma central de monitoramento remota.

Pelo fato do condomínio não precisar investir na contratação e gestão dos funcionários, a contratação de uma tecnologia em portaria remota proporciona uma economia significativa nas despesas condominiais. A economia nos gastos com serviços de portaria e o reforço da segurança condominial são algumas das principais vantagens de modernizar a portaria do condomínio.

Promover um controle financeiro eficaz

A administração condominial pode ser comparada a de uma empresa, devido a sua complexidade. Por isso, organização e planejamento são essenciais para promover um controle financeiro eficaz. Para equilibrar as finanças do condomínio e evitar gastos não planejados, o responsável pela administração condominial deve realizar um levantamento de todos os custos, pagamentos, receitas e investimentos do condomínio. Assim, é possível estabelecer um planejamento de gastos anual, o que permite um controle maior da movimentação financeira.

Realizar o controle efetivo das horas extras

Uma forma de economizar na folha de pagamento de condomínio é reduzindo ao máximo o número de horas extras dos funcionários. Para isso, o síndico deve avaliar se os gastos com horas extras estão elevados. Caso estejam, é hora de repensar se não vale a pena contratar um outro funcionário ou mesmo investir na terceirização dos serviços. Com a terceirização dos serviços de portaria, por exemplo, os gastos com folha de pagamento são reduzidos consideravelmente, podendo gerar uma economia de até 50% na taxa condominial com custos da portaria presencial.

  • COMPARTILHAR

  • |
  • |