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Como funciona o recebimento de encomendas na portaria remota?

Como funciona o recebimento de encomendas na portaria remota?

24.01.19

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postado por MARKETING KIPER

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TECNOLOGIA

Entender como funciona o recebimento de encomendas ao adotar a portaria remota é um dos principais pontos levantados por síndicos e moradores interessados em modernizar a portaria do condomínio. Afinal, esse tipo de tecnologia permite que todo o controle e monitoramento dos eventos — fluxo de entrada e saída, recebimento de encomendas e entregas  — seja realizado de uma central de monitoramento que funciona à distância.

No entanto, muitos administradores ainda questionam a eficácia da solução, principalmente no que se refere ao recebimento de encomendas. Ao contratar a portaria remota, o condomínio deixa de expor o profissional à situações de risco, evitando falhas comuns que comprometem a segurança condominial. Mas, em muitos casos, a ausência de um porteiro no modelo de contratação tradicional pode gerar insatisfação dos moradores que estão acostumados com a presença e os serviços prestados por esse profissional.

É importante ressaltar que, na maioria dos casos, os incidentes envolvendo invasão em empreendimentos residenciais estão diretamente ligados ao descuido com os procedimentos de segurança no controle de acesso na entrada e saída de pedestres, veículos, prestadores de serviços ou entregadores no condomínio.

“Normalmente o acesso de criminosos é facilitado pela postura inadequada de funcionários e moradores”, aponta Fernando José Luiz — coronel da reserva da Polícia Militar de Santa Catarina, especializado em consultoria de segurança e análise de risco em condomínios.

Portanto, se o seu condomínio está buscando por uma solução tecnológica que propõe aliar a economia de recursos ao aumento da segurança, deve procurar por uma empresa  de portaria remota referenciada. Assim, é possível minimizar situações que podem colocar em risco a segurança no condomínio — tanto no controle de acesso de moradores, visitantes, funcionários, prestadores de serviço e veículos, como também no recebimento de entregas e encomendas.

Entenda como funciona o recebimento de encomendas na portaria remota

Delivery de encomendas

O delivery de encomendas à domicílio, como lanches e medicamentos, por exemplo, devem obedecer as normas de segurança definidas no regimento interno. O mais comum é que o entregador acione a central de atendimento para informar o porteiro remoto sobre a entrega. Em seguida, o morador é contatado sobre a chegada da encomenda para se encaminhar até a portaria e efetuar o recebimento. Para reforçar a segurança no recebimento de encomenda, a instalação de um passa-volume é essencial.

Recebimento de encomendas e mercadorias

Encarregar-se da recepção, conferência, controle e distribuição de correspondências está entre as atribuições do zelador em condomínios que adotaram a portaria remota. Com a ausência do porteiro no modelo de contratação tradicional, o zelador fica responsável pelo recebimento de encomendas e correspondências que necessitam de assinatura, assim como para o recebimento de um oficial de justiça, por exemplo.

Entrega de água e gás

A entrega de água e gás também deve seguir as normas estipuladas no regimento interno do condomínio. Se o entregador não está autorizado a subir, o porteiro remoto deve seguir o procedimento padrão e comunicar o morador que o entregador aguarda no portão de entrada para efetuar a entrega solicitada.

Armazenamento de encomendas

Soluções tecnológicas completas de portaria remota oferecem aos condomínios infraestrutura adequada para armazenamento de encomendas. Os armários inteligentes são um exemplo de inovação que facilita o recebimento de encomendas. Ao adotar esse tipo de tecnologia, os moradores não precisam mais depender do zelador para poder retirar suas encomendas quando não estiverem em casa.

A Kiper, por exemplo, já oferece uma solução de armário inteligente aos condomínios. Com o uso de um sistema inteligente de recebimento e armazenamento, o funcionário pode armazenar a mercadoria em um locker que possui fechadura eletrônica e que notifica automaticamente o morador sobre a entrega. Para retirar a encomenda, basta o morador utilizar o aplicativo de acesso ao condomínio para que o locker seja aberto utilizando o mesmo QR Code usado para entrar e sair do condomínio.

Recebimento  de encomendas ininterrupto

Todos os dispositivos da portaria remota são monitorados de forma ininterrupta, assim no momento em que é constatado falha em algum dos equipamentos, o próprio sistema aciona a empresa de segurança para que seja enviado ao condomínio um técnico pra fazer o conserto ou a substituição do dispositivo. Esse tipo de serviço de suporte deve funcionar 24 horas por dia, durante 7 dias da semana para assegurar que a segurança condominial não seja comprometida.

Conheça as inovações tecnológicas da Kiper e modernize a portaria do seu condomínio.

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