Terceirização de portaria: vantagens e desvantagens
Diante das mudanças estipuladas pela Reforma Trabalhista, a terceirização de portaria passou a ser uma alternativa viável pelos síndicos de condomínios residenciais. Isso porque, realizar a gestão de funcionários, além de ser bastante desafiador, também gera impacto significativo na taxa condominial. A Associação das Administradoras de Condomínios (Aabic) estima que as despesas com folha de pagamento dos funcionários pode representar até 65% do valor da taxa condominial.
Os custos gerados com salários e encargos trabalhistas impactam nas cobranças junto aos condôminos, o que pode gerar um aumento da inadimplência. A profissionalização do setor e uma exigência maior por parte dos moradores com relação ao aumento da segurança também levam a terceirização de portaria. Por esses e outros motivos, condomínios residenciais estão buscando o apoio de empresas de segurança especializadas para realizar o gerenciamento à distância do acesso aos condomínios.
Ao optar pela terceirização de portaria, é recomendado a contratação de uma solução tecnológica específica. A portaria remota é uma das principais tendências do mercado de segurança por promover o controle à distância do acesso ao condomínio, além de proporcionar outros diferenciais relevantes para facilitar a gestão condominial.
Confira as vantagens e desvantagens da terceirização de portaria em seu condomínio
O síndico, seja ele morador ou profissional especializado, é responsável pela administração do condomínio e tem atribuições legais a frente da gestão do condomínio. Por isso, antes de decidir pela terceirização de portaria, é importante avaliar as vantagens e desvantagens dessa iniciativa.
Vantagens
Gestão de funcionários facilitada
Ao buscar uma empresa que disponha de uma solução moderna e eficaz, é possível realizar a terceirização de portaria com muito mais comodidade e segurança. Afinal, a empresa contratada deverá disponibilizar uma equipe de profissionais para monitorar remotamente o condomínio em tempo integral – 24 horas por dia, todos os dias.
Dessa forma, o síndico consegue se dedicar a atender as demandas dos condôminos com mais agilidade ao invés de se preocupar burocracias trabalhistas. As questões ficam a cargo da empresa de segurança contratada. Assim, na ausência de um funcionário, por exemplo, a prestadora de serviços fica responsável por garantir a reposição do profissional para manter o condomínio constantemente monitorado.
Redução de despesas com folha de pagamento
Geralmente em um condomínio de pequeno porte, o síndico precisa fazer a gestão de uma equipe formada por cinco ou mais funcionários, composta por porteiros, zelador, faxineiros, vigias, entre outros. Com a terceirização de portaria, os gastos com folha de pagamento são reduzidos consideravelmente, podendo gerar uma economia de até 50% na taxa condominial com custos da portaria presencial ao contratar uma solução de portaria remota. A empresa de segurança contratada deve disponibilizar profissionais qualificados e devidamente treinados para monitorar o condomínio de forma remota e atender aos eventos a todo o momento.
Eliminar custos com questões trabalhistas e reclamações de moradores
O síndico morador sente na pele os problemas de um profissional despreparado na portaria, seja para manter uma boa relação com os condôminos ou para garantir a segurança do condomínio como um todo. Nesse caso, a terceirização da portaria pode ser ainda mais vantajosa, pois o síndico não terá problemas com a atuação negligente dos profissionais.
Desvantagens
Despesas com verbas rescisórias e processos judiciais
Optar pela portaria remota pode acarretar demissões de funcionários que não estejam preparados para atuarem nesse novo cenário, fator que pode gerar despesas adicionais com verbas rescisórias. Além disso, o condomínio corre o risco de ter gastos com processos trabalhistas que envolvam problemas relacionados à acúmulo de função, pagamento de horas extras trabalhadas, adicional noturno, entre outras questões.
Por isso, é importante avaliar se o condomínio poderá arcar com esses custos antes de decidir pela terceirização de portaria. Outro ponto, é verificar em quanto tempo o condomínio irá conseguir um retorno com relação à economia na taxa condominial após investir nesse tipo de solução.
Problemas de acesso rápido ao condomínio por conta de falhas no sistema ou queda de energia
Para que a terceirização de portaria seja vantajosa para o condomínio, também é essencial buscar no mercado por uma solução referenciada, que opere com tecnologia e equipamentos de última geração, oferecendo um bom desempenho. Com a crescente oferta de soluções tecnológicas no mercado, é muito comum deparar-se com reclamações de síndicos e moradores com relação à tecnologia contratada.
Outro ponto que precisa ser levado em conta, é que, se houver falhas na comunicação ou demora no atendimento por parte da empresa contratada, promover o acesso de moradores e visitantes pode se tornar uma tarefa estressante. Por isso, é essencial buscar por uma empresa de segurança que ofereça solução em portaria remota, que utiliza inovações como o link ponto a ponto.
Esta facilidade é ideal para que o monitoramento seja feito ininterruptamente e com suporte eficiente disponível 24 horas para atuar prontamente em caso de falhas no sistema devido à quedas de energia ou problemas de conexão com internet.
Não escolher a solução de portaria remota ideal
Nem sempre a solução mais em conta pode ser a melhor opção para terceirização de portaria. Nesse caso, a atuação do síndico é fundamental para garantir a contratação de uma empresa referenciada e que atue de forma adequada. Contratar empresas desonestas ou que não atendam às principais necessidades de moradores e síndicos pode trazer prejuízos ao invés de melhorias.
Como a segurança do condomínio é de inteira responsabilidade do síndico, é importante destacar que cabe a ele buscar por um empresa que ofereça um projeto de portaria remota personalizado para atender as especificidades do prédio.
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