Blog

Por que você deve planejar a comunicação interna no condomínio

14/07/20

|

Negócios

|

postado por Marketing Kiper

Por que você deve planejar a comunicação interna no condomínio

A comunicação interna no condomínio vai além da publicação no mural do corredor. Ela exige dedicação e planejamento para que possa ser transparente, objetiva e eficaz. Desta forma, você garante a entrega de informações claras, concisas e corretas.

Quem nunca leu um cartaz sem entender qual era a mensagem? Ou saiu de uma assembleia sem ter clareza das decisões? A comunicação é uma das principais características humanas e, ao obtermos sucesso nesta área, evitamos conflitos e ganhamos engajamento com os demais.

Ter uma estratégia de comunicação interna no condomínio é essencial para sua gestão. Afinal, um diálogo aberto e claro entre síndico, profissionais e moradores é fundamental para inspirar confiança e alcançar uma gestão mais eficiente.

Os ganhos são evidentes, como:

• a melhoria do convívio entre todos,
• a otimização do tempo do síndico, que é menos solicitado para esclarecimentos, e até
• o aumento na segurança do condomínio, uma vez que as regras estão bem compreendidas pelo coletivo.

Comunicação interna no condomínio: desafio pós-pandemia

A pandemia trouxe novos hábitos e desafios. O risco de contágio levou à criação de regras mais adequadas ao contexto.

Restrições ao uso das áreas comuns, determinações para se usar máscaras em áreas públicas, instalação de dispensers de álcool em gel, tudo precisa ser comunicado corretamente. São mudanças de rotina que podem gerar resistência em alguns moradores. Para evitar mal-entendidos, procure fazer a comunicação de forma direta, transparente e respeitosa.

Canais de comunicação interna no condomínio

Um dos modos mais tradicionais de comunicação em condomínios são os avisos colados em áreas coletivas. No entanto, esses espaços, como elevadores e halls de entrada, perderam eficiência com as restrições relacionadas ao coronavírus.

Se a baixa circulação dos moradores prejudica a divulgação de comunicados coletivos, existem outras soluções podem viabilizar a disseminação da mensagem.

Pensou em redes sociais, como Whatsapp ou grupos do Facebook?

É  uma alternativa, mas não recomendamos esses canais como meios oficiais. É difícil controlar o fluxo de mensagens. Comunicados importantes podem se perder no meio de mensagens pouco ou nada relevantes para o convívio coletivo.

Você não quer que o aviso sobre a assembleia geral se perca entre memes e mensagens de bom dia, não é mesmo?

>> Leia mais: Como fazer uma comunicação condominial eficaz

Resultados esperados da comunicação interna no condomínio

Mais do que enviar informes, a comunicação interna no condomínio é um processo que estabelece a base para a relação entre o síndico, moradores e funcionários.

Sendo assim, o que esperar da comunicação interna no condomínio?

• Mais clareza na gestão
• Menos conflitos
• Mais tempo para o síndico
• Mais agilidade nas decisões importantes do condomínio
• Ganho de autoridade para o síndico
• Aumento da confiança dos condôminos
• Maior adesão a propostas inovadoras

Ferramentas para comunicação interna no condomínio

Para organizar suas atividades de comunicação interna no condomínio, você pode recorrer a aplicativos de gestão.

O Trello e a Asana, por exemplo, permitem que você liste tarefas e monte um calendário com as ações a ser feitas. O Formulários Google  é uma opção para fazer pesquisas entre os condôminos e receber feedbacks sobre temas, levantando informações antes mesmo das assembleias, por exemplo.

Já o Google Agenda pode ser uma maneira de deixar claro os próximos passos e eventos do condomínio. Esta agenda pode ser compartilhada entre todos, que poderão consultá-la tanto de computadores como de smartphones.

Para comunicados, informativos ou ênfase em alguma norma, você pode usar aplicativos condominiais.

No app da Kiper, por exemplo, a função mural permite a interação entre as pessoas, envio de comunicados e recados.

Conclusão

A comunicação, seja ela interna no condomínio ou na nossa vida como um todo, possui importante papel para a execução de tarefas, produção e controle de projetos, mas não é apenas isso.

É também uma maneira de aumentar a socialização de qualidade entre as pessoas, deixando claro pontos de vistas e reduzindo ruídos capazes de causar desentendimentos entre as partes.

Uma boa troca de informações possibilita que ideias inovadoras deixem de ser pensamentos isolados e passem a fazer parte de um conhecimento maior, apto a transformar relações e projetos.

Um ótimo motivo para separar as centenas de notificações do Whatsapp das informações que de fato importam, não é mesmo? Não deixe para depois: planeje a comunicação interna no condomínio agora mesmo.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Quer saber as novidades da gestão condominial? Acesse nosso blog e fique por dentro.

 

  • COMPARTILHAR

  • |