Condomínios comerciais: como controlar o acesso na pandemia
Sem tempo para ler agora? Então, clique no play para ouvir esse conteúdo!
A pandemia de Covid-19 alterou completamente a rotina nos condomínios comerciais de todo o Brasil. Em um primeiro momento, ainda em meio às incertezas, muitos síndicos se esforçaram para aumentar os cuidados com a higienização dos espaços comuns, bem como de elevadores, catracas e halls de entrada.
À medida que as ações de isolamento social foram sendo postas em prática, a maior preocupação dos condomínios comerciais se tornou o aumento da inadimplência, causado pela redução ou, em alguns casos, interrupção dos serviços de muitas empresas. Devido a isso, percebeu-se também um aumento nos pedidos de redução das cotas condominiais por parte dos condôminos afetados pela crise.
Além disso, os síndicos de condomínios comerciais ainda tiveram que buscar alternativas para lidar com a difícil equação de reduzir custos e preservar os empregos dos colaboradores que ajudam na manutenção e segurança do local.
E em meio a esse cenário de incertezas, inclusive no campo legal, com diferentes medidas sendo aprovadas no Congresso, cresceu também a preocupação com o controle de acesso ao condomínio. Afinal, em meio à pandemia, como manter esse processo seguro tanto do ponto de vista sanitário quanto em relação a resguardar a integridade do patrimônio e dos condôminos?
Neste post, veja alternativas para fazer o controle de acesso a condomínios comerciais durante a pandemia de Covid-19. Acompanhe!
Como a portaria remota pode ajudar na pandemia?
Os principais cuidados para conter a disseminação do novo coronavírus estão relacionados ao distanciamento social entre as pessoas, evitando a exposição e o contágio. Mas como fazer isso se, no dia a dia, os condôminos têm que interagir com os profissionais da portaria para acessar o edifício, pegar encomendas etc.?
A resposta passa pela tecnologia. A portaria remota é uma solução que permite realizar controle dos acessos ao condomínio a distância, preservando o isolamento. O sistema, que surgiu como forma de mitigar os riscos relacionados à segurança da atuação presencial de porteiros – como rendição, assaltos e dormir em serviço – agora desponta como alternativa eficiente de prevenção ao coronavírus.
Isso acontece porque, na portaria remota, não há interação presencial entre o profissional que monitora e controla os acessos ao condomínio, seja com entregadores, prestadores de serviço ou os próprios condôminos. Tudo é feito remotamente, por meio de uma central de monitoramento 24 horas.
Mas não é apenas na redução dos riscos de contaminação por Covid-19 que a portaria remota aparece como solução. A implantação desse sistema de controle de acesso permite aos condomínios reduzir consideravelmente os custos operacionais. Para se ter uma ideia, a economia pode chegar a até 70% na folha de pagamento.
Kiper Access: controle de acesso com eficiência e economia
Apesar de todas as suas vantagens, a portaria remota não é a única opção para realizar o controle de acesso em condomínios comerciais na pandemia. Para quem busca uma solução eficiente, segura, tecnológica e, acima de tudo, econômica, o Kiper Access é uma grande inovação disponível no mercado para condomínios comerciais e residenciais. Com ele, é possível controlar as entradas e saídas do condomínio de maneira fácil e ágil.
Um dos grandes diferenciais dessa solução é seu sistema inteiramente desenvolvido em nuvem. Ou seja, não é preciso se preocupar com armazenamento: basta uma conexão com a internet para acessar as informações em uma central de controle online.
A operação do sistema é feita pelo aplicativo Kiper Monitoring. Além de permitir a gestão de cadastros de informações do condomínio e de até 2 mil usuários (condôminos, funcionários e prestadores de serviço), o app monitora os eventos que acontecem nos acessos ao condomínio, que são registrados automaticamente, mesmo se há falhas na conexão. Outra vantagem é a possibilidade de monitorar as câmeras de segurança pelo próprio sistema.
Tudo isso só é possível por conta do módulo de segurança, um dispositivo que permite fazer todo o controle das portas, desde a automatização à verificação de status (aberta ou fechada) e também à detecção de tentativas de arrombamentos.
Por fim, o acesso dos condôminos é feito por meio de tag de última geração ou de leitor de QR Code, alternativa que permite liberar o acesso com a tela do celular, inclusive com envio de convites para visitantes. Essa tecnologia também evita o contato físico, pois não requer o toque dos dedos.
Seja qual for a tecnologia utilizada, o Kiper Access registra todos os acessos feitos ao condomínio, facilitando a gestão do síndico e dando ainda mais segurança no monitoramento de eventos.
Gostou desse novo modelo de sistema de controle? Entre em contato conosco e saiba tudo o que o Kiper Access pode oferecer. Essa ferramenta é oferecida por meio de locação, e conta com tudo de mais novo para deixar o seu condomínio comercial ainda mais seguro.