Blog

Como evitar coronavírus com ajuda das tecnologias de controle de acesso

18/03/20

|

Negócios

|

postado por Marketing Kiper

Como evitar coronavírus com ajuda das tecnologias de controle de acesso

Em tempos de pandemia, o isolamento social se tornou uma necessidade para evitar coronavírus. Contrair ou disseminar a COVID-19 é um risco que todos corremos. Entretanto, para quem mora em condomínio, esse isolamento não é tão fácil. O simples fato de morar em um edifício implica na possibilidade de cruzar com outros moradores ou funcionários do prédio.

E, por ser o condomínio uma aglomeração inevitável de pessoas, é natural que muitas ainda se sintam desprotegidas em um local de uso comunitário, mesmo que esse ambiente seja sua residência.

Mas, calma, não há motivo para pânico: mesmo em locais que agregam muitas pessoas, como condomínios, existem maneiras de evitar coronavírus, desde que todos façam a sua parte, a começar pelo síndico. Felizmente, também é possível contar com a ajuda das tecnologias de controle de acesso para tornar os ambientes mais seguros para nossa saúde e evitar a disseminação desta e de outras doenças. Vamos ver como?

Boas práticas para evitar coronavírus

O Ministério da Saúde divulgou que as principais orientações sobre coronavírus para evitar a disseminação são:

• Evitar aglomerações,
• Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão,
• Secá-la com toalhas de papel descartáveis,
• Sempre que possível, aplicar álcool em gel a 70%.

Mas não são só as mãos que devem ser lavadas. Afinal, o coronavírus também transita por outros locais, e pode sobreviver por até 3 dias dependendo do material com que for feito a superfície onde ele estiver presente.

Sendo assim, também é essencial mantermos limpos objetos e superfícies com os quais temos contato frequentemente, como brinquedos, caixas, corrimãos e maçanetas. Talvez o mais importante desses objetos seja o celular, já que é um dos que mais manipulamos ao longo do dia, e também um objeto bastante conhecido por acumular diversos microrganismos.

Assim, para higienizar seu celular sem danificar o aparelho, evite produtos químicos como água sanitária, álcool líquido com alta concentração ou cloro, já que eles podem prejudicar a tela do dispositivo. Siga os passos a seguir:

1. Desligue o aparelho;
2. Utilize álcool isopropílico 70%;
3. Passe-o sobre o aparelho com um pano macio que não solte fiapos;
4. Limpe também a capa de proteção, que costuma acumular sujeira e microrganismos.

De forma alguma, borrife líquidos, mesmo álcool, no aparelho, e jamais limpe-o enquanto estiver ligado à tomada.

Outra prática relativamente simples para evitar espalhar o vírus é ficar em casa o máximo possível. Restrinja suas atividades o máximo possível, indo apenas a lugares essenciais, como farmácia e supermercado. Se puder, também adote o modelo de trabalho remoto.

Mas, se em casa é relativamente simples manter as mãos limpas e desinfetar objetos e superfícies, e no contexto do condomínio, como evitar coronavírus? Como se trata de um local com grande trânsito de pessoas, como fazer para não tocar em superfícies infectadas? É aí que a tecnologia pode auxiliar.

Leia mais: Novidades para condomínios: quais as tendências para 2020

Tecnologias que ajudam a evitar coronavírus no controle de acesso

Como vimos no item anterior, maçanetas e portas são superfícies em que o coronavírus pode sobreviver por até 3 dias. Embora mais tecnológicos, outros sistemas de controle de acesso, como a biometria, pode favorecer a presença do agente causador da doença.

Isso porque é preciso tocar neles com as pontas dos dedos para que abram as portas para nós. Sendo assim, o melhor a fazer é evitar ao máximo um contato direto com qualquer forma de abrir a porta. Parece impossível? Mas não é.

Felizmente, a tecnologia já consegue nos ajudar a evitar esse tipo de contato, e, nesse sentido, uma das principais ferramentas disponíveis para controle de acesso é o QR Code.

Se seu condomínio utilizar um sistema de controle de acesso com QR Code, é possível entrar e sair sem que seja necessário tocar em nenhuma biometria, maçaneta ou porta. Basta que você tenha em seu celular o aplicativo para gerar o QR Code e o totem de acesso lerá o código, permitindo a passagem.

No caso do aplicativo da Kiper, o QR Code não serve apenas para os moradores: ele também pode ser enviado para visitantes e até para a lista de convidados de um evento. Isso evita que a maioria das pessoas tenha que encostar em biometria, maçanetas e portas.

Leia mais: Acessibilidade em condomínios: como adaptar o prédio de acordo com a legislação

Outra solução nesse sentido proporcionada pelo app da Kiper é o Mural Virtual. Trata-se de uma função que possibilita ao síndico enviar recados que ficam visíveis a todos. Desta forma, a informação chega de forma fácil, rápida e bem distribuída aos condôminos, sem que eles precisem sair de casa. Afinal, devido às restrições de circulação, nem todas as pessoas acessam as áreas comuns do prédio para ler os avisos.

E o seu condomínio, como está se preparando para combater o novo coronavírus? Conte para nós e veja mais dicas condominiais no blog da Kiper!

  • COMPARTILHAR

  • |