Blog

Aumento de lixo em condomínios residenciais na pandemia: o que fazer?

20/07/20

|

|

postado por Marketing Kiper

Aumento de lixo em condomínios residenciais na pandemia: o que fazer?

Sem tempo para ler agora? Então, clique no play para ouvir esse conteúdo!

Com as medidas de distanciamento social necessárias ao combate do coronavírus, as pessoas têm permanecido mais tempo em casa.  Uma das consequências disso é o aumento de lixo em condomínios residenciais. 

Para se ter uma ideia, em São Paulo, que é a maior cidade do país, o acúmulo de resíduos recicláveis cresceu 23% em relação ao mesmo período do ano passado.

Essa situação gera muitos problemas de convivência e de higiene para o condomínio, por isso nós preparamos orientações para você, síndico, lidar melhor com esse desafio.

 

O lixo condominial é um desafio de todos

Síndico e moradores são responsáveis pelo lixo gerado em condomínios. Mesmo com a diminuição do acúmulo de lixo comum – queda de 12% – os recicláveis aumentaram e chegaram a 7,9 mil toneladas em São Paulo durante a pandemia.

O que explica esse número? Com as pessoas em casa por mais tempo, o lixo antes produzido nos seus locais de trabalho e estudo, foi deslocado para suas residências. Mas não é só isso.

Maior uso dos aplicativos de delivery para alimentação

O serviço de delivery em condomínios aumentou no período de pandemia. Já nas primeiras semanas, a maior plataforma de entregas do Brasil registrou crescimento de 73%  nas entregas nos fins de semana.

Devido a isso, mais resíduos são gerados e acumulados nos apartamentos. Embalagens de isopor, plásticos transparentes, potes com molhos, por exemplo, representam boa parte dos volumes de lixeiras.

 Redução do trabalho das cooperativas de reciclagem

Uma recente pesquisa registrou variação de 20% a 40% no crescimento da coleta de materiais recicláveis, mas isso não significa que sua reciclagem cresceu. Isso porque, devido à crise, muitas cooperativas fecharam as portas ou reduziram a jornada de trabalho, inclusive aquelas que coletam material do lixo em condomínios residenciais.

Pouco conhecimento dos moradores sobre como fazer a separação dos resíduos

Mesmo que o síndico oriente corretamente os moradores sobre a separação dos resíduos, muitos não adquirem prática necessária por trabalharem fora e/ou delegar a função a funcionários do lar.

Agora, como muitos desses condôminos estão em casa, assumiram a função sem saber exatamente como proceder, o que impacta negativamente na coleta seletiva.

Para minimizar esses problemas, algumas boas práticas são indicadas.

 

Comunicação interna: caminho para uma gestão eficiente do lixo em condomínios residenciais

Intensifique a comunicação com seus condôminos para orientá-los na separação do lixo. É preciso manter uma certa frequência, pois é muito fácil as pessoas relaxarem depois de um tempo e os problemas voltarem a aparecer.

Você pode fazer isso através de emails, mensagens por aplicativos e por meio de cartazes.

Conscientize os condôminos sobre a coleta seletiva

Se seu condomínio adota a coleta seletiva, a separação dos resíduos recicláveis – papéis, vidros, plásticos e metais –  precisa ser feita previamente nos apartamentos, o que exige algumas regras. Estas podem estar incluídas no Regimento Interno. Apresente-as, novamente, aos condôminos para deixá-los cientes de suas responsabilidades.

Não esqueça, também, de instruí-los para optarem, preferencialmente, por serviços de delivery que forneçam embalagens sustentáveis.

Para manter a motivação dos moradores para essa tarefa, explique a importância da coleta seletiva e apresente resultados positivos obtidos pelo condomínio.

Oriente sobre o descarte do resíduo orgânico

Cascas de frutas, verduras e restos de alimentos devem ser descartados adequadamente. Infelizmente, a maior parte vai para aterros sanitários em vez de ser usado como adubo. Se seu condomínio não possui uma área onde seja possível fazer compostagem, divulgue ideias de como fazer composteiras em apartamentos.

Outra boa dica, é a dizer aos moradores para planejarem suas refeições de acordo com o que está disponível na geladeira no momento, evitando, assim, a acumulação de alimentos.

Incentive a formação de uma comissão do lixo

Composta por moradores engajados em pensar soluções e estratégias de comunicação interna sobre o tema, uma comissão do lixo é uma alternativa eficiente.

Além disso, contribui para descentralizar o trabalho do síndico, o que pode ser combinado com o treinamento dos funcionários do condomínio para o manuseio dos resíduos.

Descarte os resíduos em locais apropriados

Alguns municípios oferecem o serviço de coleta seletiva ou disponibilizam pontos de descarte de óleo, resíduos orgânicos e recicláveis. Caso isso não seja possível, uma alternativa é contratar uma cooperativa.

Gostou das dicas?  Acesse o blog da Kiper para conhecer outras boas práticas para melhorar a gestão condominial.

  • COMPARTILHAR

  • |