Blog

5 razões para o síndico de condomínio ler livros

16/07/20

|

Negócios

|

postado por Marketing Kiper

5 razões para o síndico de condomínio ler livros

Por mais que a atividade de síndico de condomínio não exija uma formação específica, sabemos que buscar informações sobre essa função pode ajudar e muito o administrador a realizar suas tarefas com mais eficácia e produtividade. A capacitação faz com que os resultados gerem benefícios a todos no condomínio.

Entretanto, nem sempre é fácil saber por onde começar. É claro, a internet está aí e atualmente é uma de nossas melhores aliadas para procurar todo o tipo de conteúdo, e também para auxiliar na organização de atividades internas.

Mas a internet não é – e nem deve ser – a única fonte de informações que um síndico deve usar para ajudar na gestão do condomínio. E, nesse sentido, uma das grandes aliadas é a leitura, principalmente quando se busca um conhecimento mais aprofundado e menos efêmero.

Por isso, neste post vamos dar algumas dicas de como a leitura pode ajudar a capacitar o síndico de condomínio. Quem assina as indicações é o nosso diretor comercial Odirley Rocha, também conhecido como Odi. Acompanhe as sugestões e boa leitura!

 

Como a leitura pode ajudar a capacitar o síndico de condomínio

 

1. Não leia apenas livros sobre administração de condomínio

Quando se trata de buscar leituras que auxiliem no trabalho do síndico, muitas pessoas logo pensam em guias e manuais que ajudem a lidar com questões legais e técnicas no trabalho do síndico.

Sim, esse tipo de leitura é necessária e muito importante. Mas não deve ser o único tipo de obra que você pode adicionar à sua lista para aprimorar a sua atuação como síndico. Livros sobre gestão, tecnologia, inovação, motivação e até psicologia podem trazer bons insights para você trabalhar melhor.

Leia mais: Código civil em condomínios: entenda seus direitos e obrigações

 

2. Procure entre os best sellers do momento

Mesmo com a internet, o mercado literário continua bastante movimentado e, a todo momento, são lançados livros dos mais variados assuntos. Por isso, não fique preso apenas àquelas leituras “clássicas” para os síndicos.

Lançamentos podem ajudar você a desenvolver um novo olhar para práticas inovadoras e novidades do mercado, sejam produtos, serviços ou mesmo modos de lidar com alguma situação.

Há diversas listas dos best sellers na internet e fora dela, sendo uma das mais populares a lista de livros mais vendidos da Revista Veja.

 

3. Livro não é só de papel

Principalmente para quem é da “velha-guarda”, o hábito da leitura está bastante relacionado a pegar um livro em mãos. Mas não precisa ser assim. A tecnologia tem nos ajudado a tornar a leitura mais flexível e adaptável. Atualmente, é muito mais fácil carregar consigo um tablet leve e pequeno ou um e-reader (como o Kindle, por exemplo) para ler em qualquer lugar. Assim, você ganha em praticidade, sem perder a qualidade.

Além disso, muitos livros físicos nem sempre estão disponíveis em qualquer livraria, o que significa que você precisa esperar que eles cheguem à loja ou sejam entregues à sua casa para começar a ler e absorver o conhecimento.

Já os livros digitais podem ser facilmente comprados online, e você pode começar a lê-los já na hora, além de contar com uma oferta muito maior de publicações. Uma das lojas e-Books mais conhecidas é a Amazon – aliás, lá é possível encontrar várias obras digitais por preços bem baixos, ou até mesmo gratuitos.

Leia mais: Dicas de Leitura para Síndicos

 

4. Encare a leitura como oportunidade, e não como obrigação

Nem todo mundo tem o hábito de ler e, nestes casos, adotar esse costume para ajudar no trabalho de síndico pode parecer um pouco maçante. Mas tente encarar essas leituras não como apenas uma obrigação, mas como uma oportunidade de crescimento, profissionalização ou mesmo desenvolvimento pessoal.

Afinal, pode ser que elas contribuam não só para suas funções de síndico, mas também para sua profissão e também para sua vida pessoal.

 

5. Busque referências com pessoas e empresas reconhecidas no mercado

É comum que, em nossas atividades, procuremos algumas pessoas e empresas reconhecidas no mercado para funcionarem como uma espécie de “modelo” a ser seguido por nós.

Se você se inspira nesse tipo de pessoas e empresas – e mesmo se não o faz –, pode ser uma boa ideia pegar sugestões de leituras com ela, em especial aquelas que dizem ter influenciado em seu trabalho de algum jeito.

Por exemplo, aqui na Kiper, nosso diretor comercial, Odirley Rocha, é um leitor ávido e, sempre que pode, gosta de indicar algumas obras que leu.

Não à toa, já lançamos algumas edições do e-Book Dicas de leitura de Odirley Rocha, em que o Odi indica e resenha alguns livros que influenciaram seu trabalho. Um de seus assuntos preferidos é inovação e tecnologia, tema do último e-Book, mas ele também transita por temas diversos.

Agora, estamos apresentando a quarta edição das Dicas de leitura de Odirley Rocha. Entre algumas obras indicadas por Odi, estão:

• Revolucionando o Condomínio – 15ª edição – Rosely Benevides de Oliveira Schwartz
• Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir – Simon Sinek
• Gatilhos Mentais: O Guia Completo com Estratégias de Negócios e Comunicações Provadas Para Você Aplicar – Gustavo Ferreira

Se você quer absorver novos conhecimentos e ideias para melhorar sua atuação como síndico, baixe agora, acesse aqui o material gratuitamente!

E se você quiser ler as edições anteriores do e-Books, clique nos links abaixo e faça o download:

• Dicas de leitura do Odirley – PARTE 1
• Dicas de leitura do Odirley – PARTE 2
• Dicas de leitura do Odirley – PARTE 3

  • COMPARTILHAR

  • |