Blog

Como superar os desafios da inadimplência no condomínio

1/07/20

|

Negócios

|

postado por Marketing Kiper

Como superar os desafios da inadimplência no condomínio

A inadimplência no condomínio não é nenhuma novidade no dia a dia dos síndicos, mas nos últimos meses, a situação se agravou. No Rio de Janeiro, a taxa aumentou para 14% em abril, o maior índice desde 2002! Essa é uma situação que precisa ser controlada mesmo em tempos de crise, pois coloca em risco a saúde financeira do condomínio.

Quer saber como superar os desafios da inadimplência? Então acompanhe o texto!

Boas práticas para reduzir a inadimplência no condomínio

A palavra-chave para lidar com esse problema é comunicação. Não é só necessário ser assertivo com o morador inadimplente, mas também ter uma boa atitude para informar a todos sobre a importância do pagamento da taxa condominial.

Ao mesmo tempo, nessa época de desafios e incertezas, é válido ter jogo de cintura e oferecer soluções possíveis para o condômino inadimplente regularizar sua situação. Ter equilíbrio entre firmeza e empatia é o caminho ideal.

1. Conscientize sobre a importância da taxa condominial

Envie uma circular aos condôminos, explicando porque o pagamento da taxa condominial é fundamental não só para as finanças do prédio, mas para o funcionamento adequado de tudo. Destaque que o valor arrecadado serve para pagar porteiros e zeladores, e que é essencial os profissionais manterem suas famílias bem nesse momento de pandemia.

Além disso, o valor serve cobrir manutenções nas áreas e instalações do condomínio. Lembre-os de que é a taxa é um rateio entre todos os moradores. É relevante explicar ainda, que o pagamento contribui para manter a economia do setor funcionando bem e assim garantir o funcionamento dos serviços condominiais.

Como você pode fazer isso? Envie a circular por e-mail, mensagem de texto e fixe no mural da área comum de maior circulação de pessoas. Outra opção é fazer a comunicação via aplicativo. O app da Kiper, por exemplo, conta com a função mural de mensagens, facilitando a comunicação entre o síndico e os condôminos.

2. Use a tecnologia para facilitar o pagamento e alertar sobre os prazos

Muitas administradoras possuem sites com uma área exclusiva para condôminos onde é possível acessar e imprimir os boletos. 

O Débito Direto Autorizado (DDA) também é uma opção. O morador é quem habilita esse serviço no seu banco. Para isso, ele só precisa de alguns dados da administradora. Cartões de crédito também podem ser usados para cobrança automática.

Para alertá-los sobre o prazo de pagamento, automatize o envio de mensagens de texto com o código de barras até a data de vencimento. Em caso de inadimplência no condomínio, use a mesma estratégia para notificá-lo.

3. Converse com os inadimplentes

Que a situação é difícil para todos, nós já sabemos. Mas você não pode deixar de cobrar a taxa condominial, juros e multas.

Lembre-se de que em um momento de crise financeira, as pessoas provavelmente vão deixar de pagar a taxa condominial devido aos baixos valores de juros e multa aplicados.

Mas ao conversar com os inadimplentes, procure entendê-los para chegarem a um acordo. Cada caso é um caso, não tem como você definir uma régua aplicável a todos.

É uma tarefa difícil, pois você não deve deixar de cobrar, mas também não pode prejudicar o morador.

4. Negocie a dívida

Faça o possível para garantir o pagamento da taxa e ter fluxo de caixa.  Busque alternativas!

Proponha, neste momento, o parcelamento do pagamento da dívida sem juros. Faça um acordo para os juros começaram a ser pagos somente em janeiro de 2021 – aqueles que recebem o 13º salário terão mais condições de acertar as dívidas.

Use sua criatividade para garantir a entrada de dinheiro para o caixa do condomínio.

5. Faça acordos extrajudiciais

Você não precisa de um advogado, mas é interessante contratar um para redigir um documento profissional. Alguns definem uma taxa de 40% em caso de descumprimento, para assim garantir a adimplência.

Leve a juízo apenas para homologação. Dessa forma, o documento se torna um título judicial, e assim, é possível entrar com ação para executar o acordo se este não for cumprido.

Prefira esse tipo de acordo para evitar ir à Justiça, o que é desagradável para todos.

6. Não fique preso à inadimplência no condomínio

Reduzir as despesas condominiais é uma eficiente maneira de diminuir a taxa de condomínio e assim sofrer menos com a inadimplência.

Como fazer isso?

Investir em soluções tecnológicas, como uma portaria remota, é uma opção interessante nesse sentido. Com esse sistema, é possível atingir uma redução de até 50% nas taxas condominiais. Além disso, facilita a rotina da gestão condominial e promove mais praticidade e segurança para todos.

Mas se isso não for possível agora, outras ações contribuem para diminuir gastos.

Uma sugestão é adiar obras, melhorias ou investimentos não emergenciais. Selecione as prioridades, mantenha as manutenções em dia (para evitar gastos maiores futuramente) e dedique esforços ao que é essencial no momento.

Gostou das dicas? Para saber mais detalhes sobre o desafio da inadimplência no condomínio, assista nosso Webinar – Inadimplência: como lidar quando ela surge em seu condomínio, em que especialistas debatem e respondem as principais questões sobre o tema.

Para saber mais sobre medidas que você pode tomar e novidades que podem ajudar na administração do condomínio durante a atual crise, fique atento ao blog da Kiper!

 

  • COMPARTILHAR

  • |