Blog

Edifícios sustentáveis: soluções inovadoras para redução de custos

Edifícios sustentáveis: soluções inovadoras para redução de custos

11.09.18

|

postado por MARKETING KIPER

|

TECNOLOGIA

A economia de recursos é um dos principais desafios que síndicos enfrentam na gestão condominial. Para contornar essa dificuldade, edifícios sustentáveis buscam adotar soluções inovadoras que promovam a preservação dos recursos naturais ao mesmo tempo em que geram redução das taxas condominiais.

Por isso, cada vez mais condomínios residenciais estão implementando práticas sustentáveis em seu cotidiano. Esse tipo de iniciativa é considerada uma tendência e promete ser um diferencial dos empreendimentos imobiliários, sejam eles residenciais ou comerciais.

Edifícios sustentáveis são caracterizados por obterem mecanismos que trazem eficiência ao uso de fontes de energia, como painéis solares e sistema de captação da água da chuva, por exemplo. Atualmente, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de construções sustentáveis, certificado pelo LEED – Leadership in Energy and Environmental Design. A posição de destaque demonstra a preocupação com o meio ambiente por grande parte dos condomínios do país.

Como consequência da adoção de soluções inovadoras para minimizar os impactos ambientais dos empreendimentos, é possível constatar uma redução significativa nos custos condominiais a longo prazo. Isso porque, esse tipo de medida evita desperdícios dos recursos financeiros e naturais disponíveis, além de incentivar uma gestão eficiente e econômica.

Há diversas possibilidades que podem ser adotadas por condomínios para garantir uma gestão sustentável, desde a implantação de medidas relativamente simples, como promover a coleta seletiva de lixo ou realizar o reuso de água da chuva, até a utilização de inovações tecnológicas mais sofisticadas. Listamos a seguir algumas das iniciativas que o seu condomínio pode adotar para se tornar um edifício sustentável.

Soluções inovadoras adotadas por edifícios sustentáveis para redução de custos

Racionalização no consumo de recursos naturais

A implantação de soluções que potencializam o uso racional de energia ou de energias renováveis é essencial para promover uma gestão sustentável. A instalação de sensores de iluminação nas áreas comuns também é outro exemplo de iniciativa sustentável que pode ser adotada para diminuir os custos condominiais.

A aplicação de iluminação eficiente com uso de lâmpadas LED mais duradouras, eficientes e econômicas, além da utilização de sensores automáticos que só acendem as lâmpadas quando há presença de pessoas no local, evitando o desperdício de energia elétrica, são algumas medidas que podem ser adotadas para promover o consumo racional dos recursos naturais e financeiros do condomínio.

Reciclagem de resíduos

Promover uma política de reciclagem de resíduos, com separação, armazenagem e coleta seletiva de materiais recicláveis no condomínio, conscientizando os moradores sobre a importância dessa prática é outra medida essencial. A lei estadual 12.528/2007 determina a coleta seletiva de lixo em condomínios residenciais com mais de 50 unidades.

A separação dos materiais pode ser facilitada com a adoção de lixeiras diferenciadas por cor, que indicam onde os materiais recicláveis devem ser destinados para o descarte correto de materiais. Apesar de já ser uma prática comum em muitos prédios residenciais, muitos síndicos ainda encontram dificuldades em engajar os moradores nessa causa. Por isso, é importante fazer uma ampla divulgação sobre a necessidade da gestão de resíduos no condomínio, bem como informar os moradores sobre os resultados alcançados a partir da adoção dessa medida para que se sintam incentivados a realizarem a coleta seletiva.

Reutilização de materiais de obras e reformas

As obras em condomínios não precisam ser encaradas como um empecilho gerando grandes despesas aos condôminos. A maioria dos materiais de obra é reciclável, por isso utilizá-los com maior eficiência evita desperdícios e custos extras.

Tecnologias inovadoras

O uso de soluções tecnológicas para condomínios é uma das principais medidas que pode ser adotadas em edifícios sustentáveis para promover a redução de custos. A portaria remota é um exemplo de tecnologia que auxilia na otimização de custos em condomínio. Isso se deve ao fato desse tipo de solução permitir o controle e monitoramento de acesso ao condomínio à distância. A terceirização dos serviços de portaria pode gerar uma economia de até 50% com a folha de pagamento do condomínio.

Existem ainda inúmeras outras iniciativas promovidas por edifícios sustentáveis que promovem a redução de custos e valorização do imóvel.

Continue acompanhando todas as novidades sobre gestão condominial no blog da Kiper para ficar por dentro das principais tendências.

  • COMPARTILHAR

  • |
  • |