Blog

Como os condôminos podem obter uma renda extra com apoio comunitário?

24/06/20

|

Negócios

|

postado por Marketing Kiper

Como os condôminos podem obter uma renda extra com apoio comunitário?

Com a crise desencadeada pela pandemia do coronavírus, muitas pessoas têm atrasado ou deixado de cumprir seus compromissos. A inadimplência aumentou nos condomínios, pois a renda de muitos moradores caiu. Para minimizar os impactos e garantir o pagamento das taxas, é possível pensar em alternativas para gerar de renda através de apoio comunitário. Vamos ver como fazer isso?

Por que o síndico deve incentivar o apoio comunitário?

As responsabilidades dos síndicos já são muitas, mas seu incentivo ao apoio comunitário é fundamental nesse momento. O motivo é muito claro: o pagamento da taxa de condomínio precisa ser cumprido. Como garantir isso se muitos moradores viram suas rendas caírem?

É preciso frear a inadimplência

Pesquisas recentes mostram aumento da inadimplência de cotas de condomínios nos últimos meses. No município do Rio de Janeiro, a taxa de descumprimento do pagamento dobrou em abril e chegou a 14%. O maior índice registrado desde 2002.

Em Belo Horizonte e na sua Região Metropolitana, também foram registrados aumentos na inadimplência. Em janeiro o índice foi de 9,73%, em março – primeiro mês da pandemia no Brasil – passou para 11,44% e, em abril, 12,70%. Esse cenário não é surpreendente, pois as pessoas ficam mais tempo em casa e suas contas de energia elétrica, gás e água aumentaram, enquanto que a renda de muitos, diminuiu.

É preciso bom senso das partes. O pagamento da taxa condominial é fundamental, por isso, procure negociar acordos para garantir o pagamento.

Melhora na convivência condominial

Quando a ajuda mútua entre condôminos se torna frequente, a primeira consequência é a melhora na convivência.

Moradores unidos são mais compreensivos, tolerantes e proativos um com os outros e com o síndico. Os atritos diminuem e os conflitos que surgem são resolvidos com mais tranquilidade.

Além disso, se os moradores tiverem um objetivo em comum – a geração de renda com o apoio comunitário – eles ficarão mais engajados com outros assuntos do condomínio, o que pode facilitar as deliberações em assembleias. Parece uma boa ideia, não?

Afinal, como os moradores podem gerar renda extra no condomínio?

Em unidades particulares de condomínios, não é permitido o funcionamento de empresa ou comércio, pois entende-se que essas atividades alteram a rotina do condomínio com o aumento do fluxo de pessoas.

Mas diante da crise, as situações de comércio entre condôminos podem ser toleradas, tendo em mente o objetivo de gerar renda extra.

Claro que as aglomerações não devem ser permitidas, pois vão contra as medidas de prevenção ao coronavírus, mas aceite as circulações de moradores para vender algum produto ou realizar serviços nos vizinhos.

Você, síndico, pode contribuir de uma forma bem simples: informe os moradores, através de um canal virtual, que o apoio comunitário entre eles está liberado, desde que tomem os devidos cuidados.

O que eles podem fazer para gerar renda?

Venda alimentos e bebidas

Moradores podem preparar pães, salgados, cachorro-quente e até mesmo pizzas para vender aos vizinhos. É possível entregar de porta em porta ou organizar horários para a retirada.

As famosas quentinhas são uma ótima opção, já que muitos moradores estão praticando home office e nem sempre têm tempo para cozinhar. Há relatos de pessoas que viram seu faturamento aumentar aproximadamente 30% com esse tipo de negócio!

O que falar dos doces? Bolos de pote, tortas e docinhos fazem sucesso. Assim como as bebidas: limonada e quentão são boas alternativas.

Oferta de serviços

A vida de todos mudou muito, mas pequenos imprevistos continuam acontecendo em nossas casas. Pias e vasos sanitários entopem, maçanetas quebram, computadores param de funcionar, chuveiros queimam, entre tantos outros problemas. Será que não há condôminos para realizar esses serviços?

Incentive os moradores a compartilharem, em um grupo virtual dos condôminos, suas habilidades, competências e necessidades. Psicólogos, publicitários, professores e tantos outros profissionais autônomos podem encontrar clientes na vizinhança e melhorar um pouquinho a renda.

Gostou da ideia? Leve adiante! Ações como essa podem fazer a diferença para a saúde financeira do seu condomínio nesse momento desafiador!

Para saber mais sobre medidas que você pode tomar e novidades que podem ajudar na administração do condomínio durante a atual crise, fique atento ao blog da Kiper!

  • COMPARTILHAR

  • |