5 dicas para prospectar condomínios
A crise dos últimos anos acertou em cheio o mercado imobiliário. As taxas de inadimplência cresceram, e alguns gestores condominiais relatam que, em alguns casos, esse valor chegou a 30%. Saber como prospectar condomínios para sua carteira de clientes é essencial para que a administradora se mantenha com boa saúde financeira nesse cenário desafiador.
Para sair da crise – ou não entrar nela – existem algumas táticas que podem ser bastante úteis para sua rentabilidade. Sendo assim, selecionamos algumas dicas de como uma administradora pode prospectar condomínios de forma estratégica, aumentando as chances de sucesso em conseguir novos clientes. Boa leitura!
5 dicas para prospectar condomínios
1. Conheça seu público-alvo
O primeiro passo para prospectar condomínios de forma eficaz é conhecer sua audiência. Ao definir seu público-alvo, você perceberá que deve abordá-lo de uma forma única.
Por exemplo: se você trabalha com imóveis de baixa renda, a maneira e as estratégias para abordar seus administradores será diferente do que se o objetivo é captar imóveis de alto padrão. Assim, você gerará uma comunicação mais personalizada e eficiente.
Algumas informações importantes para definir seu público-alvo:
• Classe social;
• Faixa etária;
• Localização;
• Desejos;
• Frustrações;
• Hábitos de compra;
• Medos;
• Necessidades.
Com elas em mãos, será muito mais fácil bolar estratégias para prospectar condomínios. Uma sugestão é pesquisar sobre o conceito de Ideal Customer Profile (ICP) para ajudá-lo a identificar o perfil do cliente ideal.
2. Aproveite as possibilidades do marketing digital
O marketing digital é obrigatório para quem quer se destacar em praticamente qualquer setor. Isso não é diferente com as administradoras de condomínios.
Podemos considerar duas frentes no marketing digital: o conteúdo da sua empresa e a divulgação desse conteúdo.
No primeiro caso, falamos de um canal no qual você reúne o conteúdo sobre sua administradora: seu site. Ele deve conter informações institucionais, como o “sobre nós”, “o que fazemos” e “contato”, e conteúdo informativo para seu público-alvo, como notícias sobre seu setor, um blog com posts relevantes que interessem sua audiência, vídeos, infográficos, e-Books etc.
Assim, ao buscar sobre seu mercado nos mecanismos de busca como o Google, sua audiência encontrará seu conteúdo, e passará a considerar você uma solução para o problema dela. Quanto mais conteúdo você disponibilizar, mais chances terá de ser encontrado.
Mas não conte apenas com os mecanismos de busca. Hoje, a maioria das pessoas está em redes sociais, e lá você deve estar também. Descubra quais as redes mais usadas por seu público-alvo, crie um perfil e divulgue seu site, os posts do seu blog, e também faça conteúdo próprio para elas.
As redes sociais também tem a função de SAC 2.0, então, não deixe-as abandonadas; responda às perguntas de seus seguidores. Assim, elas se tornarão um canal de comunicação estratégico com o seu público.
Outra forma de divulgar seu conteúdo é por meio das mídias pagas. O Facebook Ads e o Google Ads são ferramentas que, por um custo relativamente baixo, podem divulgar seu site e seu blog para uma grande quantidade de pessoas (muito maior do que a divulgação orgânica) nos mecanismos de busca e nas redes sociais.
3. Não se esqueça do e-mail marketing
O e-mail marketing é uma ótima forma de manter o relacionamento com possíveis clientes que já lhe passaram seu contato. Mas é preciso usá-lo de maneira estratégica, e manter um relacionamento apenas com quem se interessa por seus serviços. Isso significa que mandar spam (mensagens em massa não solicitadas) é uma ideia que deve ser totalmente descartada.
Para fazer uma boa estratégia de e-mail marketing, ofereça algo que interessa ao seu público: pode ser um informativo mensal com os conteúdos que você publicou no site ou blog, ou informações úteis para condomínios e condôminos. E sempre deixe claro que, no momento que o prospect quiser, ele pode se descadastrar da sua lista de envio (a maioria dos serviços de disparo de e-mail oferece essa opção).
4. Faça parcerias com empresas que tragam vantagens para seu público
Crie parcerias com empresas que têm o mesmo público que você, mas que oferecem diferentes produtos e/ou serviços.
Por exemplo: você pode trabalhar conjuntamente com algum negócio de jardinagem, serviços de manutenção, soluções de portaria remota ou clubes de vantagens (que dão descontos em comércios da região do condomínio, como pet shops, restaurantes, salões de beleza etc.). Lembre-se sempre de que essas parcerias devem ser relevantes para seu público.
5. Ofereça cursos e eventos para sua audiência
Identifique os influenciadores dentro do seu público (por exemplo, síndicos) e ofereça a eles cursos educativos, como de gestão de condomínio. Isso aproximará você deles e apresentará sua empresa para pessoas estratégicas, aumentando a conversão nas vendas. Pode parecer um custo, mas é um investimento em divulgação (assim como o conteúdo).
Outra forma de se apresentar é oferecer eventos, como um café da manhã em que você mostra empresas parceiras, seus produtos, serviços e benefícios. Além disso, é uma chance de mostrar aos possíveis clientes o que faz a sua empresa, já que muitas pessoas não conhecem todos os serviços que uma administradora pode oferecer.
E então, gostou de nossas dicas para prospectar condomínios? Conhece mais alguma? Então conte pra gente!