Serviços condominiais: quais são essenciais e como mantê-los
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Para conter o avanço do coronavírus, medidas de distanciamento social tiveram que ser adotadas também em áreas condominiais. No entanto, alguns serviços condominiais são essenciais e não podem deixar de ser executados nem mesmo durante a pandemia.
Mesmo com áreas comuns fechadas e/ou a adoção de nova regras de uso desses espaços, ou com a restrição da entrada de entregadores, serviços como limpeza de caixa d’água, dedetização, recarga de extintor, e a sanitização (higienização contra Covid-19) precisam ser mantidos.
Para saber sobre esses serviços condominiais e orientações para realizá-los, acompanhe este texto.
Leia também: Orientações para a reabertura segura das áreas comuns do condomínio
Os serviços condominiais que são básicos mesmo na pandemia
Se você adotou regras para diminuir a circulação e a aglomeração de pessoas, ótimo! Esse é exatamente o seu papel!
Mas veja só o que diz um item do Art. 1.348, do Código Civil, a respeito dos deveres do síndico:
V – Diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores.
Portanto, uma das suas obrigações é garantir o funcionamento dos serviços condominiais, o que inclui ações de limpeza e manutenção de equipamentos, estruturas e sistemas.
Se houver algum problema e for constatado negligência ou imprudência, é o síndico quem responde civil e criminalmente. Por isso, alguns serviços podem ser executados durante a pandemia.
Saiba, a seguir, quais são eles.
Higienização e manutenção do reservatório de água
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, recomenda a higienização e manutenção dos reservatórios de água duas vezes ao ano, isto é, a cada 180 dias. O mesmo é indicado para limpeza das tubulações de esgoto.
Além da higienização – limpeza e desinfecção da água -, é preciso fazer a impermeabilização do reservatório.
Manter esse serviço garante o acesso à água potável durante todo o ano, assim como reduz as chances de alguma manutenção corretiva.
Aliás, sempre após alguma obra no reservatório, é preciso higienizá-lo.
Para que essa tarefa seja executada com segurança, os profissionais envolvidos devem trajar:
• Vestimentas apropriadas;
• Mascára;
• Luvas de borracha;
• Par de botas de borracha.
Não esqueça que a análise bacteriológica é um requisito para verificar se a água está potável e, se assim atestado, disponibilize o resultado para os moradores.
Manutenção dos extintores e mangueiras
Os extintores de incêndio H2O precisam ser recarregados a cada 12 meses. Os de CO2, por sua vez, inspecione a cada 6 meses e recarregados apenas se for necessário.
É importante, ainda, ter atenção com as mangueiras dos extintores. Elas devem ser ser submetidas a teste hidrostático a cada cinco anos.
Dedetização
A dedetização é o controle de pragas passíveis de serem encontradas no edifício.
• Baratas;
• Cupins;
• Mosquitos e pernilongos, como Aedes aegypti;
• Camundongos e ratazanas;
• Morcegos.
Esse serviço deve ser feito, no mínimo, a cada 6 meses. Mas consulte uma empresa especializada para verificar se seu condomínio não demanda dedetizações em intervalos menores.
Manutenção de elevadores
Hoje em dia, raramente ocorrem acidentes graves com elevadores, mas quando algumas falhas começam a ser observadas, como solavancos, travamento total das portas ou parada desnivelada, transtornos podem acontecer.
Portanto, a manutenção preventiva dos elevadores se justifica não somente por este ser um equipamento importante para a operação no edifício, mas também para manter a qualidade no seu desempenho e segurança.
Por isso nós recomendamos que as revisões preventivas mensais e a vistoria completa anual, continuem sendo cumpridas.
Inspeção e manutenção das instalações elétricas
Se o seu condomínio não tem apresentado falhas elétricas, esse serviço pode ser feito a cada 5 anos. No caso de um condomínio novo, proceda com a inspeção no décimo ano de uso do prédio.
Além de garantir a segurança condominial, ter instalações elétricas em dia contribui para a redução da despesa com energia elétrica.
Redobre a limpeza e use a tecnologia a seu favor
Para reduzir as chances de contágio pelo coronavírus, redobre a limpeza das áreas comuns. Elas devem ter suas superfícies limpas pelo menos duas vezes no dia.
É possível, também, fazer a sanitização, para reduzir a presença de bactérias e microorganismos no ambiente.
Lembre-se de que todos esses serviços condominiais, devem ser feitos por equipes reduzidas, e não esqueça de avisar seus condôminos sobre a data e horário de realização desses trabalhos.
Por fim, para otimizar sua gestão, adote soluções tecnológicas, como um uma portaria remota ou controle de acesso.
O serviço de portaria remota da Kiper possibilita, por exemplo, a geração de relatórios mensais. Assim, há mais eficiência no atendimento das demandas do condomínio, como dimensionar manutenções preventivas de motores e equipamentos.
Já o controle de acesso oferece outra funcionalidade importante para manter um número mínimo de prestadores de serviço em circulação pelo condomínio: com a solução da Kiper é possível limitar o acesso de não-moradores conforme datas e horários por definidos previamente.
Para complementar a leitura, veja este infográfico que mostra qual o caminho para contratar a portaria remota!
Se quiser conhecer nossas soluções para portaria remota e controle de acesso, entre em contato com nossos especialistas.