Blog

O que é controle de acesso a condomínios?

O que é controle de acesso a condomínios?

26.06.18

|

postado por MARKETING KIPER

|

TECNOLOGIA

O controle de acesso a condomínios consiste no gerenciamento do fluxo de entrada e saída de  moradores, visitantes, funcionários, prestadores de serviço e veículos. Tanto o controle como o monitoramento de todos os eventos podem ser realizados da forma tradicional, através do serviço de portaria presencial ou de forma remota e automatizada, por meio do uso de soluções tecnológicas inovadoras.

Com o auxílio de uma tecnologia em portaria remota, a maneira de realizar o controle de acesso a condomínios evoluiu e está mais segura, eficiente e econômica. Isso se deve ao fato deste tipo de sistema otimizar a gestão de acessos a partir de uma central de monitoramento que funciona à distância.

A adoção de um sistema de portaria remota já é realidade em condomínios de todo o país e tem se tornado uma forte tendência neste segmento de mercado. Os empreendimentos que adotaram esse tipo de solução têm constatado inúmeras vantagens que vão muito além da facilidade no controle de acesso a condomínios. Os benefícios podem ser percebidos logo nos primeiros meses de uso da tecnologia, como revela a série “De olho no mercado” divulgada pelo Portal SíndicoNet.

Mas, sem dúvida, a economia nos gastos com serviços de portaria e o reforço da segurança condominial são algumas das principais vantagens possibilitadas pela inovação em portarias. Isso porque uma tecnologia de portaria remota ajuda a reduzir consideravelmente os riscos relacionados às falhas humanas, pois evita contato direto do profissional com desconhecidos e visitantes. Além disso, o condomínio deixa de arcar com o alto investimento para manter funcionários presencialmente na portaria.

Como funciona o controle de acesso a condomínios com a portaria remota

Ao adotar um sistema de portaria remota, os procedimentos para liberação de acesso ao condomínio são realizados à distância por meio de uma central de monitoramento que efetua a vigilância de todos os eventos de forma ininterrupta. A tecnologia funciona da seguinte forma: No momento em que o interfone é acionado, profissionais especializados em uma central remota de gestão e segurança recebem em tempo real o áudio e imagens das câmeras do condomínio e fazem a identificação do visitante ou prestador de serviço. A central contata via interfone ou contato telefônico o morador que, mesmo não estando em casa, pode conferir ou não a autorização.

Já os moradores têm livre acesso ao condomínio com o uso de dispositivos de identificação de alta tecnologia como Tag’s e aplicativo com QR Code. Para a entrada e saída de veículos, os moradores do condomínio utilizam controles remotos com tecnologia de ponta anticlonagem para abrir e fechar os portões. No caso de não estar portando algum destes dispositivos, os condôminos podem utilizar o mesmo procedimento realizado para liberação de acesso dos visitantes.

A perda da TAG ou do controle de veículos deve ser comunicada imediatamente à empresa de segurança contratada para que seja efetuado o bloqueio do dispositivo. Ao realizar o procedimento, o dispositivo deixará de funcionar para acesso ao condomínio. Em situações de risco, o morador pode acionar a empresa de segurança através de um alarme de pânico silencioso.

O sistema de portaria remota também deve efetuar o registro do que ocorre nas dependências do prédio. Dessa forma, as imagens e áudios do fluxo de acesso ao condomínio ficam disponíveis no sistema, conferindo controle rígido e gestão facilitada, além de maior segurança aos moradores.

Portanto, para realizar o controle de acesso a condomínios de forma eficaz, segura e inovadora é necessário investir em equipamentos de segurança modernos e soluções tecnológicas que permitem a otimização da gestão condominial. Somente com a combinação dessas duas iniciativas é que o empreendimento irá conseguir modernizar os serviços de portaria.

Conheça a solução de portaria remota da Kiper e saiba como a tecnologia pode contribuir para o controle de acesso a condomínios. Aproveite e assine nossa Newsletter para receber novidades sobre o futuro da administração condominial.
  • COMPARTILHAR

  • |
  • |