Regras e manutenção da academia em condomínio
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Academia em condomínio é uma ótima opção de espaço de lazer aos moradores e também tende a valorizar o empreendimento. Tem se tornado uma tendência os novos empreendimentos residenciais oferecerem amplas áreas comuns, que dispõe de variados espaços de uso coletivo. Os condomínios-clube, como são conhecidos os prédios que proporcionam aos moradores mais praticidade, conforto e segurança ao reunir em uma infraestrutura robusta itens de lazer e facilidades estão cada dia mais em alta.
Para os condôminos uma área exclusiva para a prática de atividades físicas dentro do condomínio é um diferencial, já que é possível se exercitar sem precisar sair de casa e ainda economizar recursos financeiros. No entanto, esse tipo de estrutura exige do síndico um cuidado redobrado. É preciso assegurar que os moradores respeitem as regras de segurança e os funcionários sejam devidamente treinados.
Isso porque, a falta de supervisão efetiva na academia do condomínio ou, ainda, em outros espaços de uso coletivos como a piscina e salão de festas, por exemplo, pode acarretar no uso indevido das áreas comuns. Além de ocasionar conflitos entre vizinhos e sérios incidentes que podem, até mesmo, gerar ações contra o condomínio.
Por esses motivos, torna-se essencial estabelecer regras e manter uma manutenção frequente, reduzindo o risco de acidentes e evitando que os equipamentos estraguem.
Regras e manutenção da academia em condomínio
Garantir a proteção em áreas comuns do prédio está entre as atribuições do síndico, que deve assegurar que a academia do condomínio seja utilizada com responsabilidade pelos moradores e devidamente monitorada pelos funcionários.
Confira a seguir as medidas que devem ser adotadas para o bom funcionamento da academia em condomínio.
Elabore um regulamento para uso da academia em condomínio
Assim como qualquer área comum, o síndico deve regulamentar o uso da academia em condomínio. O primeiro passo é convocar uma assembleia para definir as regras para utilização do espaço, que inclui: horário de funcionamento, normas de uso dos equipamentos, responsabilidade dos pais em caso de utilização do espaço por crianças ou adolescentes e orientação aos funcionários do condomínio sobre como devem agir em caso de acidentes ou irregularidades.
As regras devem ser definidas em assembleia e, preferencialmente, registradas no Regimento Interno do condomínio. Após estabelecimento das normas é necessário comunicar amplamente a todos os condôminos sobre o que é permitido ou não nesse ambiente fixando um informativo nos elevadores e quadro de avisos.
Opte por equipamentos de qualidade e faça a manutenção periódica
Atenção à escolha dos equipamentos instalados, prezando sempre pela qualidade dos produtos e na segurança dos usuários. Ao equipar a academia do condomínio com aparelhos modernos, assim como exigir o uso adequado por parte dos moradores, o síndico ajuda a reduzir o risco de acidentes e gastos com manutenção recorrente.
Devido ao uso constante, os equipamentos podem sofrer desgastes, necessitando de uma manutenção com maior periodicidade. Por isso, devem estar planejados reparos de curto, médio e longo prazo.
Promova o controle e monitoramento dos acessos às áreas comuns do prédio
Promover o controle e monitoramento dos acessos às áreas comuns do prédio é essencial para gerenciar com eficácia o fluxo de entrada e saída de moradores nos espaços que são de uso coletivo. Como a academia em condomínio é um ambiente com bastante rotatividade de pessoas, é importante que o síndico disponha de uma tecnologia que permita que o fluxo de entradas e saídas sejam monitorados e registrados para acompanhamento de todos os eventos.
A tecnologia de portaria remota tem sido a alternativa adotada por muitos condomínios para a realizar o controle de acesso a condomínios de forma moderna, segura, eficiente e econômica. A portaria remota da Kiper é um exemplo de solução para condomínios que fornece dispositivos tecnológicos de última geração para que moradores tenham acesso autorizado em todas as áreas do condomínio.
Investir nesse tipo de inovação, é uma forma do síndico automatizar a gestão das áreas comuns do prédio, evitando que irregularidades sejam praticadas e garantindo que todos os procedimentos sejam supervisionados e devidamente registrados.
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