Blog

Entenda o que faz uma administradora de condomínio

Entenda o que faz uma administradora de condomínio

12.02.19

|

postado por MARKETING KIPER

|

TECNOLOGIA

Antes de contratar uma empresa terceirizada para realizar a gestão condominial é preciso entender o que faz uma administradora de condomínio. A lista de atribuições é extensa, além de lidar com as questões burocráticas da rotina gerencial, o fornecedor precisa ainda atender a uma série de regulamentações e condutas para administrar o condomínio de forma eficaz.

Devido ao nível de complexidade, a administração condominial pode ser equiparada à gestão de uma empresa. Por isso, muitos síndicos optam pela contratação de uma administradora de condomínio que ajude na difícil missão de gerenciar um empreendimento residencial.

Para auxiliar os síndicos a compreenderem o que faz uma administradora de condomínio, descrevemos algumas das principais atribuições que competem à esse prestador de serviço. Assim, fica mais fácil para síndicos e moradores avaliarem os pontos positivos e negativos de contar com uma empresa parceira para promover a gestão condominial.

O que faz uma administradora de condomínio: confira a lista de atribuições que são de responsabilidade da empresa

Gestão Administrativa e Financeira

Contar com o suporte de uma administradora de condomínio é um direito do síndico, amparado por lei. Ao contratar uma empresa terceirizada para auxiliar na gestão condominial, o prestador de serviço passa a ser responsável por realizar a gestão administrativa e financeira do condomínio.

Entre as principais atribuições da administradora de condomínio no que se refere à gestão administrativa e financeira estão: previsão orçamentária para avaliação das principais despesas condominiais e definição do planejamento anual dos gastos. Assim, é possível garantir que o controle financeiro para condomínio será realizado de forma eficaz, avaliando criteriosamente desperdícios ou gastos excessivos que impactam diretamente nas taxas condominiais como, por exemplo, o pagamento de horas extras aos funcionários.

No entanto, essa iniciativa não isenta a responsabilidade do síndico com relação à gestão condominial. É dever do síndico acompanhar o que faz a administradora de condomínio para auditar toda a movimentação financeira e operações realizadas pela empresa contratada.

Gestão de Recursos Humanos

Cada vez mais a gestão condominial precisa ser realizada de forma profissional, afinal o gestor deve se atentar à algumas questões relevantes, como por exemplo: atendimento de prazos tributários, itens da legislação trabalhista, normas da ABNT, gestão de contratos, de segurança e de pessoas.

Como essas questões demandam muito tempo e esforço, tem se tornado cada dia mais comum a contratação de empresas especializadas em administração condominial. Fica a cargo da administradora de condomínio a responsabilidade da contratação, demissão e pagamentos de funcionários, sempre buscando o equilíbrio financeiro.

Por conta do alto custo com pessoal para manter a portaria em funcionamento 24 horas por dia, durante sete dias da semana no modelo tradicional — podendo representar até 70% dos gastos de um condomínio —, muitas administradoras estão buscando alternativas para modernizar a portaria do condomínio e economizar na folha de pagamento.

Gestão de Assuntos Jurídicos

Há uma série de desafios que o responsável pela administração condominial precisa lidar. Um dos principais deles é lidar com as questões jurídicas envolvendo conflitos entre moradores e inadimplência. Para evitar ações contra o seu condomínio, é necessário contar com uma administradora de condomínio atue de forma preventiva com relação aos problemas corriqueiras no dia a dia de qualquer condomínio.

Para garantir que sejam cumpridas todas as responsabilidades acordadas com a administradora de condomínio contratada, também é essencial que estejam definidas em contrato, de forma detalhada e clara, todas as atribuições que competem à prestadora de serviços para resguardar as partes.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato com a Kiper e contate uma das administradoras de condomínios parceira da empresa que desenvolve soluções tecnológicas para condomínios.

  • COMPARTILHAR

  • |
  • |